O processo de criação de um logo envolve muitas etapas, desde colher as informações que o briefing pede até o estudo das sensações que as cores passam.

Entretanto, uma das etapas mais fascinantes é representar uma ideia em uma forma. Um dos caminhos para isso é a Gestalt.

A Wikipedia define Gestalt como um processo de dar forma, de configurar “o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar”. Sabe quando você olha para uma nuvem e pensa: Nossa, parece um cachorro chupando sorvete? Pois bem, isso acontece porque nosso cérebro organiza as formas em grupos.

Um exemplo muito famoso disso é a imagem do cálice, ou dos dois rostos, ou do cálice e dos dois rostos.

Exemplo de gestalt

Mas o que isso tudo tem a ver com o logo da minha empresa?

Tudo! Por exemplo, um dos fundamentos da Gestalt é a pregnância, a lei básica da percepção. Ou seja, quanto mais clara for a organização das formas, maior a compreensão do objeto e maior é o grau de pregnância.

Quando o logo é criado, é importante que tenha uma alta pregnância, sendo de fácil absorção, para que quem veja possa facilmente entender e gravar a informação.

Clock

O relógio é um bom exemplo de alta pregnância, é muito fácil desenhar um relógio com poucas formas. Qualquer pessoa que já viu um relógio de pulso na vida pode o enxergar facilmente em um círculo e dois quadrados.

logo da Nike

Quem é que não reconhece essa forma? Em qualquer lugar que for aplicada, em qualquer parte do mundo?

Comparação pregnancia

A Torre Eiffel é mais um bom exemplo de alta pregnância, sua silhueta simples e única é inconfundível, facilmente reconhecida em qualquer ângulo que se olhe. Já a outra imagem foi usada em uma campanha do Instituto Akatu, fazendo até um bom uso de sua baixa pregnância.


Outros bons exemplos de Gestalt em geral também estão em outras marcas do mercado, aqui vão alguns:

Lodo Amazon

Já é de conhecimento popular que a setinha do logo da Amazon além de indicar que o site possui produtos de A à Z, também forma um sorriso de canto de boca, passando a sensação de satisfação de forma descontraída.

Logo Fedex

A Fedex também, quem ainda não viu em um artigo em páginas de curiosidade a setinha subliminar entre o E e o X?

Eu disse que era fascinante! E não acabou! A Gestalt possuí mais 6 fundamentos, que são: Segregação, Semelhança, Unidade, Proximidade, Simplicidade e Fechamento. Mas isso é assunto para um próximo artigo.

Espero que tenham gostado, até a próxima!



Referências:

Livro: Gestalt do Objeto
blog.render.com.br
medium.com/@jesicavieira